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O que é Martech? Muitas pessoas relacionadas à tecnologia já devem ter escutado esse termo antes – “Martech”. Mas, o que de fato isso significa? Em resumo, são as empresas que conseguem unir marketing e tecnologia em seu escopo de trabalho. Ao longo deste artigo especial, iremos desenvolver esse conceito e explicar o que é Martech.
Em 2023 tivemos um evento muito importante no mundo chamado Best of Breed Marketing Summit que foi abordado temos muito importentas como Martech ( Junção entre o Marketing e a tecnologia atual, com isso foi desenhado o Modelos Martech Map de 2023 que esta sendo disponibilizado gratuitamente em PDF anexado neste artigo sobre Martech
Fonte: https://chiefmartec.com/2023/05/2023-marketing-technology-landscape-supergraphic-11038-solutions-searchable-on-martechmap-com/
O Martech esta crescendo cada vez mais pelo seu 12º sno consecutivo. Atualmente as soluções martech ultrapassam 11k, um crescimento de mais de 7% comparado com o ano passado.
Atualmente as empresas martech em 2023 possuem um desafio grande com o aumento da concorrencia e a pressao economica alta, todaos e ssas forcas devem fazer com que tenhamos uma maiaor competitividade no mercado martech, consequentemente uma melhora na qualidade dos serviços.
Martech com AI
Estamos em uma era de AI ( Inteligencia artificial ) fazendo com que muitas categorias e segmento de softwares e prestadores de serviços fiquem preocupados com o avanço dessa tecnologia diante disso podemos fazer um reflexão como a AI pode afetar o marketing Digital ou melhor Martech
Entenda o que é Martech
Com o crescimento da necessidade e da busca por profissionais que lidem com dados e tecnologia, a Martech se tornou uma solução ideal para muitos negócios, graças aos seus benefícios que lhe conferem retornos significativos do investimento que é realizado.
Uma martech pode ser considerada qualquer software ou ferramenta que tenha como objetivo otimizar estratégias ou campanhas de marketing, sendo o seu nome a junção dos termos “marketing” e “tecnologia”. A Martech é bastante comum entre as startups.
Através da tecnologia, a Martech visa facilitar o trabalho dos profissionais de marketing com automações, auxiliando nas tomadas de decisões e aumentando a eficiência dessas escolhas.
Atualmente, todos os profissionais de Marketing Digital estão desenvolvendo um trabalho de Martech. O termo é destinado especialmente para grandes iniciativas, projetos ou Startups que tenham a tecnologia aliada diretamente ao Marketing Digital, para juntos obterem um resultado satisfatório para a empresa.
De acordo com a imagem abaixo conseguimos ter uma noção da amplitude que o mix de fornecedores Martech pode oferecer para um projeto de automação de Marketing Digital. Isso traz uma gama de soluções gigantes para os Marqueteiros Digitais. Essa paisagem foi produzida por Scott Brinker, autor do Blog Chief Technology.
Para que um profissional de Marketing Digital esteja apto a desempenhar um trabalho Martech, o mesmo deve ter em seu CV algumas habilidades como: gerenciamento de banco de dados, habilidades em programação, raciocínio lógico e, ao mesmo tempo, humano, por estar tratando de tecnologia voltada para o usuário.
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A Martech pode ser utilizada, por exemplo, para melhorar a performance das mais diversas iniciativas como para marcar o Brand ou conversão em alguma estratégia de Marketing. Cada vez mais, os profissionais de Marketing trabalham diretamente com o setor de TI. Em outras palavras, a Martech atua na otimização de todas as tarefas, resultando em uma série de benefícios, redução de desperdícios e a fidelização de clientes.
Diante dessa realidade, o termo Martech vem crescendo cada vez mais, utilizando várias formas de engajamento para os respectivos nichos. De acordo com pesquisas oferecidas pela DataXU – Consulting WithPR, feitas com mais de 500 entidades de Marketing, prova que mais da metade desses profissionais possuem conhecimentos em TI ou estão com profissionais de TI lado a lado.
Estratégias Martech ou Marketing Tecnológico
Muitos dos conteúdos que acessamos, itens que compramos, serviços etc., possuem muitas vezes um processo de Marketing Tecnológico, que nada mais é do que pegar o Marketing Digital e juntar com ferramentas tecnológicas para conseguir divulgar melhor e mensurar seus resultados em campanhas de Marketing Digital. Essas ferramentas vão desde monitoramento, produção a projeções.
Uma das maiores funcionalidades do Martech para uma empresa é o fato de deixar harmônico o que é tradicional com certa automação.
Principais atividades desenvolvidas pelo Martech:
1 – Gerenciamento do banco de dados de sua empresa, fazendo algum comparativo com ferramentas de BI como Tableau;
2 – Ter noções em programação para saber o que seu Target necessita e ofertar isso no ambiente tecnológico do Marketing;
3 – Ter a harmonia de desenvolver ações lógicas ao mesmo tempo humanas;
4 – Não poderia faltar o conhecimento profundo de Marketing, Marketing Digital e todas as suas vertentes;
Qual a diferença entre Martech e AdTech?
Esse é outro termo que causa bastante confusão. Mas apesar das semelhanças entre AdTech e Martech, existem grandes diferenças em seus modelos de negócios.
Enquanto as Martechs são focadas em um plano global das ações de marketing, as AdTechs (advertising e technology) têm como objetivo otimizar as tarefas de publicidade, estando limitadas apenas ao desempenho de anúncios e campanhas. Ou seja, as Martechs oferecem uma visão mais ampla, sem a limitação de uma única campanha, por exemplo.
Conheça as principais características das Martechs
Descubra quais são as principais características das Martechs e entenda como elas podem influenciar no dia a dia da sua equipe de marketing. Confira!
1. Gestão de Processos
Independentemente da qualificação da sua equipe ou do tamanho do seu orçamento, sem uma gestão de processos eficiente, as ações de marketing da sua empresa tendem a ter um resultado abaixo do seu potencial. Para isso, ferramentas podem auxiliar você nesse processo.
Essas ferramentas podem auxiliar na produtividade, organização de um projeto, na execução, entre outras tarefas, permitindo um maior rendimento de toda a equipe.
2. Automação de Marketing
Essa função é fundamental para reduzir o desperdício de tempo dos seus colaboradores com rotina de trabalho em tarefas burocráticas e que geram pouco resultado.
Com a automação, a sua equipe reduz o trabalho manual e pode utilizar esse tempo se concentrando na criação de estratégias que otimizem os resultados das ações de marketing da sua empresa.
3. Funil de Vendas
Com os benefícios proporcionados pela automação, a sua equipe pode acompanhar de perto e com maior precisão toda a jornada do usuário até a sua conversão.
Isso fará toda a diferença nos resultados, pois a sua equipe estará direcionada em criar ações que funcionem e aumente as conversões. Aqui, a Martech funcionará fornecendo insights e informações relevantes sobre o seu lead para que você o transforme em cliente.
4. Relacionamento com o cliente
Diante do desafio e da dificuldade de realizar uma gestão eficiente da base de clientes, soluções de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) são bastante úteis para otimizar todas as funções referentes ao controle desse contato.
Com esses softwares, você terá uma visão mais ampla do mercado, tendo um controle mais próximo de cada lead ou cliente em potencial, além de oferecer à sua equipe de vendas a possibilidade de criar um planejamento estratégico eficiente.
5. Mensuração de resultados
Por melhor que seja a sua estratégia, sempre será necessário realizar ajustes para torná-la eficiente. Para isso, será necessário que você faça a mensuração de resultados, uma função que também pode ser realizada pelas Martechs.
Com soluções analíticas, você poderá acompanhar todos os detalhes operacionais e aumentar os seus resultados. Isso será possível porque esses recursos permitirão que você avalie a eficiência de suas estratégias e ações.
6. Excelente custo-benefício
Com as Martechs, todas as áreas do seu negócio são beneficiadas, proporcionando um excelente custo-benefício. No longo prazo, métricas relevantes como o ROI (retorno sobre investimento) terão resultados mais satisfatórios, graças à captação de informações preciosas para o seu negócio e a boa gestão de dados.
Conheça 3 grandes Martechs bastante utilizadas
As Martechs já são bastante populares na indústria de marketing, fazendo parte do dia a dia dos profissionais da área. Conheça a seguir três grandes Martechs que são muito utilizadas!
1. Google Analytics
O Google Analytics, sem dúvidas, é uma das plataformas mais utilizadas no Marketing Digital. Focada em análise de dados, é possível encontrar nela um enorme número de informações sobre o comportamento da sua audiência para fazer uma análise precisa do desempenho das suas estratégias de marketing.
Com o Google Analytics é possível acompanhar todos os dados em tempo real, identificando métricas básicas e complexas, totalmente completas para o aprimoramento das suas ações.
2. MailChimp
Um levantamento do Marketing Sherpa apontou que mais de 70% dos consumidores preferem se comunicar com as empresas por e-mails. O MailChimp atua dentro dessa demanda, com configuração de layout dos e-mails, segmentação da lista de contatos, automatização dos disparos, além do acesso aos indicadores e métricas mais relevantes.
Por que sua empresa precisa de ações Martech?
No ano de 2016, pela primeira vez, o Brasil ultrapassou os acessos de dispositivos móveis sendo maior do que Desktops, isso pelo fato do aumento do “mobile First”. Os sites devem ser responsivos para conseguir boas posições no Google. O Martech vai muito além do Marketing Digital tradicional, é uma inteligência com tecnologia.
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